domingo, maio 05, 2013

0

Rochedo de Loreley, Alemanha

Foi um desgosto de amor que levou uma bela mulher a atirar-se às águas do rio Reno, há muitos, muitos anos atrás. Do penhasco ela acreditou ver o reflexo do homem que a havia abandonado, um marinheiro, e, esperançada de o reencontrar, Loreley cometeu a loucura.


Mas a história não terminou aqui. A partir de então, Loreley vingou-se em todos os navegantes que atravessaram aquele trecho do rio. Transformada em sereia e mais bela do que nunca, ela fez daquele rochedo o seu lar e de lá passou a entoar canções, enquanto penteava serenamente o seu cabelo loiro. Enfeitiçados pela sua melodiosa voz – e, claro, incomparável beleza –, os homens perdiam o controlo do barco, naufragando. Uma lenda que era assustadoramente corroborada pelos muitos acidentes que, durante o século XIX, ocorriam nessa zona do Reno.

Com efeito, o rio atinge, aqui, a sua maior estreiteza e profundidade, exigindo uma precaução acrescida por parte dos navegadores. Os seus 113 metros de largura e, em algumas situações, 25 metros de profundidade, aliados a uma profusão de rochas e à grandessíssima força da corrente, faziam deste lugar um verdadeiro Cabo das Tormentas até há dois séculos. Hoje em dia, contudo, é perfeitamente seguro passar ali de barco, graças às boias estrategicamente instaladas que ditam o caminho a seguir.

Loreley, traduzido à letra, significa “rochedo murmurante”. E, mesmo excluindo a hipótese da linda sereia cantante, a expressão continua a fazer sentido. Este rochedo, situado entre Koblenz e Wiesbaden, mais concretamente em St. Goarshausen, liberta um eco que, provavelmente, foi o que inspirou tantos poetas a escrever sobre ele e a criar o mito. Em 1823, o romântico Heinrich Heine assinou o poema Die Loreley, que, até hoje, mais de 25 compositores adaptaram à música. A versão de Friedrich Silcher, datada do ano de 1837, faz actualmente parte até dos programas das escolas japonesas.

Ouça-a aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...