domingo, dezembro 02, 2012

0

Calçada dos Gigantes – Irlanda do Norte


A Calçada dos Gigantes (em inglês Giant's Causeway) é a designação dada a um conjunto de cerca de 40.000 colunas prismáticas de basalto da Irlanda.
Elas encaixam como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas, formadas pela
disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica resultante de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos.
A formação está localizada na costa da Irlanda do Norte, a cerca de 3 km a norte da vila de Bushmills, no condado de Antrim. Foi declarada como Património da Humanidade pela UNESCO em 1986 sob o nome de "Calçada dos Gigantes e sua Costa" e como Reserva Natural em 1987.
Fica numa área de basalto compacto. A atividade vulcânica nesta área fez com que a rocha derretida subisse através de fendas no calcário, com temperatura média de mais de 1000°C. Quando entrou em contacto com o ar, a sua temperatura desceu e ela solidificou-se. A rocha derretida, ou magma, é composta por muitos elementos químicos e por isso pode criar vários tipos de rocha. O magma encolhia-se à medida que a sua temperatura baixava lentamente e, por causa da sua composição química, formaram-se à superfície fendas
hexagonais regulares.
À medida que a temperatura do magma baixava no seu interior, as fendas desciam gradualmente, formando a grande quantidade de colunas de basalto semelhantes a lápis.
Surgiram assim, milhares de colunas verticais de pedras com até 6 metros de altura cada uma e de 38 a 51 cm de largura, com topos planos e seis lados.
Por serem tão uniformes, os seus topos parecem encaixar-se como favos de mel. Cerca de um quarto das colunas têm cinco lados e também há algumas com quatro, sete, oito e até nove lados.
A "Calçada" é composta por três partes. A grande calçada, a maior, começa na praia ao sopé dos rochedos. Parece-se mais com um conjunto desordenado de enormes degraus, alguns com seis metros de altura. À medida que se estende em direção ao mar, facilmente se percebe a origem do seu nome: é devido aos seus topos, parecidos com favos de mel, nivelados, lque fazem lembrar uma rua pavimentada com pedras arredondadas, que variam de vinte a trinta metros de largura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...