quinta-feira, dezembro 20, 2012

0

Templo Laxmi Narayan, Índia

Igualmente (ou até mais) conhecido como Birla Mandir, o Templo Laxmi Narayan, em Deli, foi construído por G.D. Birla no ano de 1938. Mas foi o líder espiritual Mahatma Gandhi quem o inaugurou, com a única exigência de que as suas portas se abrissem a pessoas de todos os credos e famílias, independentemente também da sua condição financeira.
O seu exterior é o de um templo verdadeiramente magistral: a ardente combinação do mármore branco com o arenito vermelho relembra a arquitectura Mughal de Deli, enquanto as torres altas e arqueadas, encimadas por detalhes também eles curvos de seu nome amalakas, remetem, por seu turno, para o estilo arquitectónico de Orissa. Em redor do edifício, um cenário artificial de montanhas com fontes e cascatas deixa o visitante deslumbrado.
Já o interior prima pelas pequenas mas numerosas obras de arte, entre relevos, frescos e pinturas, que transmitem uma série de ensinamentos hindu. De citações da Gita e dos Upanishads, textos que servem em grande parte de base à religião, a um complexo exclusivamente dedicado a Buda, onde se retratam a sua vida e obra, o Birla Mandir tem mil e uma coisas para descobrir.
O templo é uma homenagem ao deus Vishnu, protector do universo e um dos mais importantes (se não o supremo) de toda a mitologia hindu, mas é Krishna, a oitava das suas dez encarnações, que assume o papel principal uma vez por ano. O festival Janmashtami, destinado a celebrar o seu aniversário, é uma das maiores atracções do Laxmi Narayan.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...