quarta-feira, agosto 29, 2012

0

Catedral de S. Basílio (Sobor Vasiliya Blazhennovo) - Moscovo

A Catedral de S. Basílio foi encomendada por Ivan o Terrível para celebrar a tomada do reduto mongol de Kazan em 1552 e foi terminada em 1561. Encontra-se situada no extremo sudeste da Praça Vermelha, justamente à frente da Torre Spasskaya do Kremlin. A ideia inicial era construir um grupo de capelas, cada uma dedicada a cada um dos santos em cujo dia o Czar ganhou uma batalha, mas a construção de uma torre central unifica estes espaços numa só catedral
O projeto é atribuído ao arquiteto Postnik Yakovlev. Segundo a lenda, Ivan ficou tão maravilhado com a beleza da obra que mandou cegar o arquiteto para que jamais voltasse a desenhar algo tão belo. A igreja foi oficialmente chamada Catedral da Intercessão, pois o cerco final de Kazan teve início na Festa da Intercessão da Virgem. No entanto, em geral é conhecida por Catedral de S. Basílio devido ao "santo tolo" Basílio, "o Abençoado", cujos restos mortais estão enterrados no seu interior. O projeto da catedral, inspirado na arquitetura da madeira tradicional da Rússia, é rico em empenas, coruchéus e cúpulas em forma de bolbo.
Após um incêndio em 1583, as cúpulas em forma de capacete foram substituídas por cúpulas em forma de bolbo. Só em 1670 é que foram pintadas com diversas cores - a catedral era branca com cúpulas douradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...